TURISMO – REGIÃO DA UVA E DO VINHO PRESTES A ENCERRAR PLANOS DE TRABALHO

Nos últimos dois meses, os esforços da Atuaserra – Instância de Governança Regional, concentraram-se em atender uma nova demanda oriunda do Programa de Regionalização do Turismo.

Trata-se da construção de um plano de trabalho executável a partir das ações previstas no plano municipal de turismo. A construção do plano de trabalho deve ser feita de forma coletiva, com a participação dos membros do Conselho Municipal de Turismo, seguindo alguns preceitos e eixos estratégicos, entre eles estão a descentralização de ações, a participação do município na regionalização, seu posicionamento no mercado, a qualificação dos profissionais associados, a captação e promoção de investimentos no empreendedorismo, a infraestrutura turística existente, as informações oferecidas aos turistas, a promoção e apoio que oferecem ao comércio e o monitoramento de atividades.

O Programa de Regionalização do Turismo consiste, basicamente, em um programa do Ministério de Turismo que tem como objetivo regionalizar as atividades turísticas no Brasil, uma estratégia mais organizada e participativa, que envolve os setores públicos e privados dos municípios brasileiros, juntamente às ações desempenhadas pelo MTur.

No dia 1 de setembro de 2021, parte da Atuaserra, representada pela diretora executiva Beatriz Paulus e pela assessora de comunicação, Liliane Sene Luz, participou de duas reuniões par aa discussão e definição do plano de trabalho nos municípios de Carlos Barbosa e Santa Tereza.

Em Carlos Barbosa, a reunião contou com a presença do Secretário de Turismo do município, Fábio Rogério Basso e demais integrantes do Conselho Municipal de Turismo-COMTUR. Na conferência, realizada na sede da Sicredi Serrana, entre duas pautas, ho0uve a apresentação e aprovação do plano de trabalho a ser executado no município que foi criado a partir do plano municipal de turismo.

Já no município de Santa Tereza, iniciou-se a construção do plano de trabalho, ainda em desenvolvimento. A Secretária de Turismo do município,  Virgínia Furlanetto, recepcionou os participantes. Estiveram presentes na reunião Mateus Nunes, da Morangos Orgânicos, Karina Chiminazzo, do Karina Ateliet, Mariane Betinelli, da Agência de Turismo Ecológico Irmãos Bettinelli, Marciano Sartori Sartori, da Vitivinícola Renascer.

A instância de Governança Regional, Atuaserra, é uma entidade sem fins lucrativos e possui mais de 35 anos de atuação na Região da Uva e do Vinho, atualmente responsável por coordenar as ações de desenvolvimento turístico de 30 municípios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.