Política - Deputado Mauricio Marcon tem mandato cassado e faz pronunciamento

TRE apontou fraude do partido Podemos

17/07/2024 às 09:00

Escrito por: Benito Rosa Site Conceito / Site Spaço Fm

Marcon afirma respeitar o TRE, mas discorda da decisão e confirma que vai recorrer

Deputado Federal, Maurício Marcom
Deputado Federal, Maurício Marcom


16/07/2024 


TRE apontou fraude do partido Podemos à cota de gênero nas eleições de 2022; ‘Cassado sem culpa nenhuma’, declara Marcon, que vai recorrer

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul cassou nesta terça-feira, 16, o mandato do deputado federal Mauricio Marcon. A Justiça considerou que o partido de Marcon, o Podemos, teria usado uma candidatura laranja para fraudar a cota de mulheres nas eleições de 2022 e que o político acabou ‘diretamente beneficiado pela fraude’.


Nesta quarta-feira, 17, às 8h30, Mauricio Marcon participará ao vivo do programa Panorama, da Spaço FM, para falar sobre a decisão.

O resultado da votação foi unânime, com os sete desembargadores votando pela cassação do parlamentar. O TRE-RS determinou que o partido perca todos os votos recebidos e que haja o recálculo da distribuição de cadeiras na bancada gaúcha. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto isso, Marcon segue no exercício de seu mandato.

Em seu perfil no Instagram, Marcon explicou que a denúncia é referente a uma candidata que começou sua campanha dias antes das eleições e não teve tempo nos espaços da propaganda eleitoral. Ele declara ser o primeiro parlamentar cassado sem culpa alguma: ‘É a primeira vez na história do Brasil que um deputado federal é cassado sem culpa nenhuma. Eu não roubei, eu não matei, eu não fiz tráfico de influência, eu não tenho CC fantasma, não tenho nada’, comentou.


Marcon afirma respeitar o TRE, mas discorda da decisão e confirma que vai recorrer. ‘Os próprios desembargadores, na grande maioria, falaram que sabem que meu mandato é legítimo, mas que optariam por tirar meu mandato’, completa. Emocionado, Marcon lembra que não utilizou dinheiro público e tem seu trabalho voltado para ajudar as pessoas. O deputado federal de Caxias do Sul foi o sétimo mais votado do Rio Grande do Sul nas eleições de 2022, com 140.634 votos.

 

Noticias Recentes

Ver mais

Mais lidas

Ver mais
Anúncio
Anúncio
Anúncio

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.