Projeto iniciado na incubadora universitária da UCS Bento é case de sucesso na área de energia solar

Por:SerraNossa/BG

Descrito pelos professores da UCS Bento como sendo um acadêmico bastante ativo e interessado, o egresso Allan de Andrade, natural de Caxias do Sul, encontrou na universidade a oportunidade de tornar realidade seu sonho de empreender. Em 2013, ele iniciou o Ensino Superior na cidade de Indaial-SC e seis meses depois mudou-se para Bento Gonçalves, onde escolheu a Universidade de Caxias do Sul para dar continuidade à graduação. 

Ao longo da graduação, Allan participou de inúmeros projetos, como o kart elétrico, maquete automatizada, sofá automatizado, foguete, entre outros. Concluiu a graduação no final de 2018, com a colação de grau em Engenharia Elétrica em fevereiro de 2019.

Com o sonho de empreender, ele contou com total apoio da universidade que estava formando uma incubadora, disponibilizando espaços para quem quisesse empreender e iniciar seu negócio. Foi então que aderiu à ideia, após uma reunião com o vice-reitor da UCS e sub-reitor da UCS Bento, Odacir Graciolli, e com o diretor acadêmico, professor Cícero Zanoni. Foi aí que nasceu a Eng For Energia Solar.


Odacir Graciolli e egresso Allan de Andrade.

As atividades, que tiveram início na UCS Bento no fim de março de 2019, durante pouco mais de dois meses tinham como propósito trabalhar com eletrônica, automação, mas logo mudaram para energia solar. “Percebi que era um mercado que estava crescendo bastante, que teria uma grande demanda de trabalho, minha linha mudou da eletrônica para a solar. Abri a matriz em Bento, através da incubadora, e uma filial em São João da Urtiga, onde vivi toda minha infância e onde minha família reside até hoje”, conta.

Hoje, o empresário atua nas duas cidades, conta com equipe de projetos, instalação, vendas, pós-vendas e administrativo. Os projetos são desenvolvidos para as áreas residencial, comercial e industrial, de todos os portes. A Eng For Energia Solar não se encontra mais na incubadora, e sim, na matriz localizada em Bento Gonçalves e na filial, em São João da Urtiga. Mais informações sobre a empresa no site www.engforenergiasolar.com/.

Graciolli analisa o histórico de Andrade como um estímulo para muitos outros estudantes. “Esta é apenas uma amostra do que oferecemos para nossos alunos. Todos que por aqui passam, assim como o Allan, têm a possibilidade de participar, de criar, de empreender. Nosso papel é oferecer as ferramentas”, frisa.

Agradecimento
Após todo o apoio recebido, o agora empresário precisava, de alguma forma, agradecer à UCS Bento. Pensou numa placa solar, num inversor, porém, não teria como fazer um demonstrativo com uma peça que ficaria num laboratório.

Desta forma, Andrade criou um projeto diferenciado: um totem para carregar celular, com placa solar. O equipamento foi produzido com controladores de carga, reguladores de tensão, adaptadores para cabo USB, layout da placa e estrutura metálica, efetuando a entrega para a Universidade de um equipamento útil e que mostrasse um pouco do trabalho desenvolvido pela Eng For no que diz respeito à energia solar.


O empresário também desenvolveu um totem para carregar celular, com placa solar. O equipamento foi produzido com controladores de carga, reguladores de tensão, adaptadores para cabo USB, layout da placa e estrutura metálica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.