Na Mira da Lente – Poderes Executivo e Legislativo de Garibaldi

__________________________________________POR: BENITO ROSA

 

“ Você não é derrotado quando perde. Você é derrotado quando desiste. “

=

CASA FAMÍLIA CERCATO, EM BORGHETO: MAIS UM MARCO DA HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO ITALIANA É PRESERVADO

 

 

O prefeito Sérgio Chesini compareceu no evento com o vice-prefeito Valério Mayer, a Secretária de Cultura e Turismo Melina Casagrande e a Beatriz Araújo, Secretária Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Eles dividiram os olhares emocionados dos familiares  e das demais pessoas presentes e viveram momentos de orgulho e esperança  na continuidade de manter viva a memória dos Imigrantes Italianos.

PREFEITO SÉRGIO CHESINI, PP

O prefeito SérgioChesini disse que ” a família Cercato que hoje nos recebe, está entregando esse patrimônio histórico  para a comunidade de Garibaldi e também para o nosso Estado. Resgata o símbolo da Imigração Italiana que está aqui conservada desde o seu primórdio, quando aqui aportou  em 1875. Aliás,  1875 é o número da Lei que instituiu o Patrimônio Histórico de Garibaldi, ainda quando Glacir Romagna respondia pela Secretaria de Turismo e Cultura. Preservou até hoje um dos grandes patrimônios que o Rio Grande tem. Enquanto existir pessoas como a Família Cercato e arquitetos, haveremos  de conservar cada vez os símbolos da tão linda história de nossos Imigrantes. Estamos em processo constante  para presdervar os símbolos do nosso município. No ano passado resgatamos a Pista de Esqui. Resgatamos a Camélia, flor símbolo do nosso município, iguais as duas que vemos aqui  que cercam esse espaço.

 

Recentemente, resgatamos uma iguaria trazida pelos imigrantes: o  Grostoli. Instituimos o Festival do Grostoli que estará nas nossas mesas, padarias , restaurantes e festividades. cara arquiteta Patrícia Pasini, contribuímos em zelar pelo legado que nossos antepassados deixaram. E temos vivido tanto e ouvimos tantas e tantas histórias. Estamos preservando esse Vale dos Vinhedos, nós que também a ele pertencemos. Estamos levantando barreiras para que a urbanização desenfreada não chegue nesse lado. Levantaremos sempre nossas vozes e forças em defesa da cultura, da cultura da nossa imigração.

=

Legislativo Municipal também prestigiou a inauguração Casa de Pedra – Família Cercato

Na sexta-feira, 29 de julho, Patrimônio histórico tombado pelo município, a casa, localizada no bairro Borghetto, com uma tipologia recorrente na arquitetura vernácula italiana, é obra dos imigrantes oriundos da região do Vêneto que se estabeleceram no sul do Brasil.

 

Arnaldo Seganfredo             Casa de Pedra

 

Representando a Casa Legislativa, o vereador Arnaldo José Seganfredo (MDB), esteve prestigiando a inauguração juntamente com autoridades, patrocinadores, equipe responsável pela obra e imprensa.

=

PREFEITO DE GARIBALDI, SÉRGIO CHESINI, PALESTROU NA CIC, DIA 2.8.22

O prefeito de Garibaldi Sérgio Chesini, PP, acompanhado pelo seu vice, Valério Mayer e seus secretários, participou do ” Bom Dia Associado “  da CIC,  empresários e comerciantes que prestigiaram o tradicional evento.

 

Em sua palestra de 30 minutos, Sérgio Chesini foi cirúrgico na apresentação das atividades que vem desempenhando à frente da Prefeitura Municipal, desde quando ele e o então prefeito, Alex Carniel assumiram E, ao atingirem um percentual positivo de aceitação de suas iniciativas, sinalizada pelos efusivos aplausos quando  no final de sua palestra, Chesini foi claro no pedido para a união de todos em prol do Município.

Câmara Municipal de Vereadores de Garibaldi

Legislativo Municipal prestigia Lançamento do Projeto “Garibaldi Mais Água”

Na noite de ontem, 28 de julho, no Salão Comunitário de Marcorama, foi realizada a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, com o Lançamento do Projeto “Garibaldi Mais Água”.

Aprovado pela Câmara Municipal, este Projeto de Lei é de autoria do Poder Executivo em parceria com a EMATER e tem, como objetivo, incentivar o uso sustentável da água e promover a irrigação entre os agricultores familiares.

Representando a Casa Legislativa, estiveram presentes o Presidente José Bortolini (PDT) e os vereadores, Márcia Maria Pedersetti (PP), Deonísio Cereja (PP), Cássio Fachi (PP) e Tiago Henrique Ferranti (PP), além da presença do Prefeito Municipal, Sérgio Chesini, Secretários Municipais de Agricultura e Obras e representantes de entidades ligadas ao setor da agricultura do município, assim como associados.

 

=

NOVOS SECRETÁRIOS

ANA PAULINE MOMBACH DIEGO ARMANI

NOVOS SECRETÁRIOS

Diego Armani

O prefeito Sérgio Chesini realizou duas mudanças em seu secretariado. Francisco Giordani, que respondia pela Secretaria Municipal de Esportes, por motivos particulares, ele vai atender sua empresa, dá lugar ao Diego Armani.

Ana Pauline Mombach

Ana Pauline Mombach, (foto)que respondia junto à Secretaria de Obras, agora sob a responsabilidade de Alex Carniel, assume a Secretaria de Tutismo e Cultura que, até então, contava com os serviços da Melina Marranquiel Casagrande que continuará em sua função de Turismóloga.

 

DA CÂMARA DE VEREADORES DE GARIBALDI

Da tribuna

MÁRIA MARIA PEDERSETTI, PP – A EDUCAÇÃO PARA COMBATER A VIOLÊNCIA

MÁRCIA MARIA PEDERSETTI, PP

Ao retornar após período de licença para tratar de assuntos particulares, Márcia Maria Pedersetti, PP, disse estar preocupada com a violência que aumenta: – “ já não somos mais uma cidade tão pacata. Isso não é culpa do Executivo, Legislativo ou da comunidade. Temos que admitir que temos problemas na nossa cidade. E quem sofre são as famílias. Elogio o trabalho da Brigada Militar, mas as leis são complicadas. Logo adiante essas pessoas voltam às ruas novamente. A lei também não faculta que os adolescentes possam trabalhar. Como agentes políticos, precisamos pensar em Políticas Públicas que oportunizem cursos e opções de contraturnos aos adolescentes. Já temos  ações em andamento e  projetos na Secretaria de Educação que serão implantados. Disponibilizar acompanhamentos, inclusive clínico, psicológico, psiquiátrico, e internações e aumentar ainda mais esses serviços é importante. Os jovens precisam ocupar o tempo com coisas saudáveis. “  

=

LUANA MENEGHETTI, MDB – SISTEMA CR CODE  NO SETOR TURÍSTICO/CULTURAL ( PROJETO PASSADAS )

LUANA MENEGHETTI, MDB

A vereadora Luana Meneghetti (MDB), solicitou que o Poder Executivo recepcione o Projeto de Lei que estabelece o canal de informações gerais do setor turístico e cultural do município para a população através do sistema QR Code. Também os turistas que visitam a cidade poderão conhecer a história dos prédios históricos utilizando-se do sistema de sinais de resposta rápida.

=

Luana também voltou a criticar o Poder Executivo por retardar vários pedidos de informações por ela encaminhadas. Esse tema agravou-se no final da sessão, quando a bancada da situação rejeitou alguns dos solicitados.

=

CÁSSIO FACHI, PP

CÁSSIO FACHI, PP

Mais uma vez, o vereador Cássio Fachi, PP, contrapôs às colocações da colega Luana Meneghetti, MDB, que segue solicitando pedidos de informações sem fundamentos, segundo ele. Fachi disse da tribuna que “ todos os pedidos serão respondidos dentro dos prazos legais. Eu até entendo os motivos que os membros do MDB quando criaram o pedido de informação: evitar conteúdos incoerentes e de cunho político. Todo o pedido de informação precisa ter argumentos. Assim, vamos ter que contratar mais funcionários para atender apenas suas solicitações, vereadora Luana!!! Uma pergunta que a sra. deveria  fazer é sobre quais os motivos que a empresa que prestava os serviços de coleta de lixo, ao encerrar a validade do contrato, não aceitou o convite da Prefeitura para um contrato emergencial de 20  dias e atender a coleta de lixo sem a necessidade da administração ter que recorrer a essa empresa que aceitou a  missão para colaborar com a Prefeitura?  E fulminou: – “ A sra. agora quer saber informações dessa empresa que assumiu a responsabilidade emergente e evitar acúmulo de lixo pela cidade e bairros?  Ela foi sensível à necessidade emergente da Prefeitura e evitar o caos pela cidade? “ E fulminou: – “ Estamos fazendo até o impossível para o recolhimento do lixo até dia 8 de agosto, quando novas propostas serão apresentadas e com exigências que irão dar maior qualidade na prestação desses serviços. E não duvido que a empresa que não colaborou por 20 dias, estará presente na licitação. “

 

ARNALDO SEGANFREDO, MDB –  NÃO SÓ O BASALTO NAS CALÇADAS

ARNALDO SEGANFREDO

O vereador parabenizou e juntou-se à iniciativa da colega Cíntia Chesini, PP, pelo projeto encaminhado ao Executivo para mudanças na lei que possa liberar, além do basalto, o assentamento em calçadas de outro tipo de material. Segundo entende, o  concreto, a “ pedra de pé moldado” e/ou o ladrilho hidráulico, observando-se que sejam firmes e antiderrapantes, também possam ser liberados e, com isso, beneficiará  proprietários de baixa renda, sem ferir a estética.

LÍNGUA PORTUGUESA

O vereador também reforçou para que o Poder Executivo recepcione o Projeto de Lei, que garante aos estudantes do município de Garibaldi, o direito ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino.

=

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.