Município prioriza alimentação escolar saudável e de qualidade

Cozinheiros das instituições de ensino são orientados a executar cardápios propostos por Nutricionista

Uma Alimentação Escolar saudável, segura e rica em nutrientes é essencial para o desenvolvimento integral, com mais saúde e condições de aprendizagem aos educandos. Para muitas crianças em situação de vulnerabilidade social, a refeição da escola é decisiva em seu aporte nutricional.

Nas Escolas Públicas de Garibaldi, a Alimentação Escolar atende as mais diversas modalidades de ensino, sendo: Educação Infantil (EMEIS), Pré-escola, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Educação de Jovens e Adultos, Atendimento Educacional Especializado e APAE. Em torno de 30 profissionais (cozinheiros) executam os cardápios técnicos propostos para a rede municipal de ensino.

De acordo com o último Censo Escolar, 2.890 alunos tiveram direito e acesso à alimentação escolar, que é planejada e gerida sob o olhar técnico de profissional Nutricionista, de acordo com todas as normativas propostas pelo FNDE/PNAE.

Preparo das refeições

O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação, no que se refere a Alimentação Escolar, tem despertado olhares e água na boca de forma ímpar. “Todos os dias os alunos são recebidos nos refeitórios, O cardápio é preparado com tanto carinho que o visual chama atenção tanto quanto o sabor. Tudo é colorido, agradável e cativante”, salienta a Secretária Municipal de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa.

A orientação do que é servido nas escolas é de responsabilidade da Nutricionista Janete Maristela Weber, que há 21 anos dedica-se a Alimentação e Saúde do Escolar Municipal. “E como já dizia Mahatma Gandhi: Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carênciaSe cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome. Talvez, esses alimentos sejam a única fonte de nutrientes que uma criança tenha no dia. Então, por que não dar vida, cor e amor? É o nosso compromisso”, destaca a profissional.

Origem dos alimentos

O Município adquire grande parte dos gêneros alimentícios que compõem a alimentação escolar da agricultura familiar e empresas locais, como por exemplo: ovos orgânicos, suco de uva, legumes, vegetais, chimias e geleias, bolachas caseiras, leite em pó, carnes, iogurtes, banana orgânica, frios e ricota.

Alimentação Escolar de Garibaldi em destaque

O E-book lançado no mês de agosto pelo Conselho de Nutricionistas em homenagem ao dia do Nutricionista, conta com o relato de 24 Profissionais da área da Nutrição. O trabalho desenvolvido com a Alimentação Escolar no Município de Garibaldi está em destaque no material digital através da Nutricionista RT da Secretaria de Educação, Janete Maristela Weber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.