Garibaldi – Turismo/Patrimônio/Cultura – Inaugurada Casa de Pedra da Família Cercato, em Borghetto

Foi um dia para a Família Cercato festejar com autoridades estaduais e municipais, além de presença dos amigos que prestigiaram o evento inaugural da Casa de Pedra.

Meses após meses passaram desde o lançamento do início do restauro que os familiares ansiavam por essa data.

Agora, etapas finais complementarão o cenário que divide o urbano do vale e, assim, todos estão convidados a conviver com mais um lugar que nos remete ao passado e homenageia nossos Imigrantes Italianos.

A obra envolve R$ 620.000,00 com a captação da área cultural do Governo Estadual

Prefeito Sérgio Chesini e ao fundo, Beatriz Araújo, Secretária Estadual de Cultura

 

O prefeito Sérgio Chesini compareceu no evento com o vice-prefeito Valério Mayer, a Secretária de Cultura e Turismo Melina Csagrande e a Beatriz Araújo, Secretária Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Eles dividiram os  olhares emocionados com as demais pessoas presentes e viveram momentos de orgulho e esperança  na continuidade de manter viva a memória dos Imigrantes Italianos.

O prefeito SérgioChesini disse que ” a família Cercato que hoje aqui nos recebe, está entregando esse patrimônio histórico  para a comunidade de Garibaldi e também para o nosso Estado. Resgata o símbolo da Imigração Italiana que está aqui conservada desde o seu primórdio, quando aqui aportou  em 1875. Aliás,  1875 é o número da Lei que instituiu o Patrimônio Histórico de Garibaldi, ainda quando Glacir Romagna respondia pela Secretaria de Turismo e Cultura. Preservou até hoje um dos grandes patrimônios que o Rio Grande tem. A secretária Beatriz bem sabe o quanto é difícil defender o Patrimônio Histórico dos constantes ataques, assédio e da ganância imobiliária.  Mas, enquanto existir pessoas como a Família Cercato e arquitetos, haveremos  de conservar cada vez os símbolos da tão linda história de nossos Imigrantes. Estamos em processo constante  para presdervar os símbolos do nosso município. No ano passado resgatamos a Pista de Esqui. Resgatamos a Camélia, flor símbolo do nosso município, iguais as duas que vemos aqui  que cercam esse espaço. Recentemente, resgatamos uma iguaria trazida pelos imigrantes: o  Grostoli. Instituimos o Festival do Grostoli que estará nas nossas mesas, padarias , restaurantes e festividades. Assim, secretária Beatriz, vamos preservando nosso patrimônio. Assim, cara arquiteta Patrícia Pasini, contribuímos em zelar pelo legado que nossos antepassados deixaram. E temos vivido tanto e ouvimos tantas e tantas histórias. Estamos preservando esse Vale dos Vinhedos, nós que também a ele pertencemos. Estamos levantando barreiras para que a urbanização desenfreada não chegue nesse lado. Levantaremos sempre nossas vozes e forças em defesa da cultura, da cultura da nossa imigração. Em nome do município parabenizo a todos da Família Cercato que preservam não só a história da família, mas da Imigração. E, como disse o  arquiteto que nos antecedeu: nós também pertencemos um pouco dessa história da Família Cercato a partir de hoje. Que seja assim, com amor e carinho, bem como os senhores restauram pedra por pedra esse espaço e que, a partir de hoje,  recebam a todos com carinho e com uma Espumante Cercato. Estamos lá na prefeitura de portas abertas. Parabéns. ” 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.